segunda-feira, 4 de maio de 2015

RESTAURO BONECA ANTIGA PASSO-A-PASSO


Olá, hoje vou aqui deixar algumas dicas para quem adora bonecas antigas como eu. Infelizmente entregar estas bonecas para restauro numa casa especializada, fica tão caro que deve de ser por esse motivo que eu tenho encontrado muitas junto dos caixotes do lixo, sim é verdade. A maior parte das vezes, estão embrulhadas em panos limpos e cuidadosamente colocadas ao lado dos contentores, como se os antigos donos as quisessem deixar ali, para serem encontradas por quem as estime e as pudesse arranjar. Tem sido mais ou menos desta maneira que eu tenho feito a minha colecção de bonecas antigas. Claro que também compro muitas em feiras, vendedores de coisas antigas e a pessoas idosas que as querem deixar com quem as trate bem. Pois essa pessoa sou eu mesma, trato-as com um carinho sempre muito especial.
Este boneco comprei-o num leilão, fui a única a licitar e pelos vistos ninguém o queria.
Estava em muito mau estado. Tinha todos os elásticos partidos e podres, comecei então por acabar do desmontar.


Quando acabei de retirar todos os elásticos velhos e olhei para o seu interior, fiquei chocada, mas é normal. A sujidade como aliás se pode ver nas fotos em cima, era brutal fruto de muitos e muitos anos de uso. Enchi o lavatório com água morna e gel de duche para bebé e deixei ficar de molho um bom bocado para amaciar toda aquela sujidade. Depois com muita paciência e carinho e com a ajuda de uma escova daquelas que se usa para lavar os biberons dos bebés, limpei todo o seu interior. Deixei secar bem.
Em seguida recomecei a dura tarefa de colocar novos elásticos a unir os braços, as pernas e por fim a cabeça. A minha dica aqui é que quando estão a desmontar um boneco, tenham sempre um papel ao lado onde vão escrevendo como vão desmontando, deste modo sabem que por exemplo as pernas unem-se uma à outra, mas que tem de vir um elástico do meio desse para cima para segurar a cabeça, entendem? Mas nem todos os bonecos são assim, por isso, convém ir tirando apontamentos à medida que os vamos desmontando. Eu não tenho aqui fotos de como o montei na totalidade, porque estava sozinha e segurar elásticos e tirar fotos não é nada compatível, acreditem. Mas penso que dá para vocês terem uma idéia de como se faz. Os elásticos que eu uso, são aqueles que se usa na costura, como se fossem um fio (como na foto a segurar o braçinho do boneco).
Por fim o boneco fica todo montado, mas os anos não perdoam e eles acabam por perder a cor e o brilho que tinham. Como se vê nesta foto, um pouquinho baço.
Agora aqui vai a minha dica, repare no corpo do boneco e na cabeça, faz muita diferença, não faz? Pois é muito simples, óleo de bebé.
Pegue num algodão e embeba muito bem e encharque com óleo de bebé todo o boneco, faça movimentos circulares e repita muitas vezes o processo até entranhar bem o óleo em todo o sítio, não esqueça nenhuma parte, desde a cabeça aos pés. Depois de ele ficar com este aspecto bem brilhante, deixe secar um dia num sítio onde ninguém lhe mexa.
Esta é a marca do meu boneco, Tartaruga 35. Como vêm com o óleo dá para ver bem a marca, antes nem se percebia. Importante, depois de deixar secar durante um dia, pegue um pano macio de algodão e retire muito bem todo o excesso de óleo de todo o boneco.

Bom, este é o resultado final da minha restauração. Eu achei que ficou lindo, dei-lhe o nome de Rafael. Faz agora parte da minha colecção particular.
Vamos então conhecer mais um pouco da história do Rafael, ele é um boneco celulóide da marca Alemã Tartaruga (cujo símbolo era uma tartaruga dentro de um diamante, como na foto em cima)

Rheinische Gummi und Celluloid Fabrik Co 1873+ (GER) Schildkrot (schildkroet Puppen) - GER . Esta empresa fez lotes e lotes de bonecas de celulóide e cabeças de bonecas. Fabricou bonecas famosas como a boneca Miblu em 1926, a boneca Wumbi em 1931 e Mambi os bonecos negros. Tenho como referência uma boneca molde nº30 de 1928. Esta minha boneca têm o número 35, por isso é mais ou menos dessa data. Fascinante, não acham? 
O meu boneco Rafael que ninguém quis tem 87 anos e nem imagino por quantas mãos de crianças ele já passou. UAU!!!

Retirei a informação (bem como a foto da marca) sobre o meu boneco num sítio incrível na net, aceda aqui: http://www.dollreference.com./celluloid_dolls1869_1950s.html

Para quem gosta e Ama bonecas antigas como eu convém ter também o "Livro Azul das Bonecas” de Jan Foulke, mas como é um pouco caro ainda não o comprei, até porque não existe à venda aqui em Portugal, teria de o mandar vir da net, fica para depois. Agora estou super feliz por ter comigo uma boneca tão antiga e especial, a quem dei o nome de Rafael, porque para mim tem cara de menino. E estou hiper contente por ter conseguido sózinha dar-lhe de novo o brilho e glamour que tanto merece!

Espero que tenham gostado e que lhes tenha sido útil. Fiquem bem.
            AnaMaria

MUITA LUZ!

4 comentários:

  1. Hoje estou começando agradecer o carinho
    deixado no meu blog.
    Foi muito importante para mim ,é nessa hora que sabemos
    o bem que nos faz A verdadeira amizade.
    Depois de uma dolorosa espera finalmente fui operada
    a 20 dias e na medido do possível esta indo tudo bem.
    Foi muita espera para quem paga plano de saúde
    na hora do atendimento sofremos para autorizar uma seria cirurgia.
    Durante anos sentindo dor e uma Sensação de abandono,
    e descaso total.
    Agora vem a espera da Biópsia que também me deixa ansiosa .
    Mas sempre firme na fé a espera de dias e dias melhores.
    Agradeço o carinho tudo esta sendo muito importante para mim
    me conforta o calor humano nesse momento.
    Deus abençoe sua vida .
    uma semana de paz abraços.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  2. belo trabalho..pura Arte!! abraços meus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lia, muito obrigada.
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Excluir
  3. o oleo de bebe devolveu a cor para boneca de seluloide sera que devolve tambem para bonecas de plastico e borracha?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Symphony Social Media Widgets